Xadrezistas matosinhenses dominam os Campeonatos Nacionais de Jovens 2019

Os xadrezistas e os clubes matosinhenses foram os grandes dominadores dos Campeonatos Nacionais de Jovens 2019, realizados em Portimão cidade europeia do desporto.

Estes campeonatos, disputados na variante de partidas clássicas ou lentas, assistiram ao triunfo dos jovens xadrezistas da Escola de Xadrez do Porto e do Grupo Desportivo Dias Ferreira.

Individualmente Gonçalo Silva triunfou nos sub20 absolutos, impondo-se ao grande favorito o Mestre Internacional André Ventura Sousa, enquanto nos sub16 o Mestre FIDE José Francisco Veiga confirmou o seu estatuto de grande favorito e venceu com 6 pontos em sete possíveis.

Neste escalão o segundo lugar foi também para um xadrezista da Escola de Xadrez do Porto, o jovem Miguel Sismeiro, também ele uma jovem promessa do Xadrez nacional.

Nos sub14 a talentosa xadrezista Filipa Pipiras terminou no segundo lugar na competição absoluta, a apenas 0,5 pontos do vencedor, e arrecadou o troféu de melhor xadrezista feminina neste escalão.

No escalão abaixo, os sub12, Gil Sousa alcançou o terceiro lugar final com 5,5 pontos em sete possíveis, a mesma pontuação do vencedor, mas a ter um pior desempenho nos critérios de desempate. Já Sofia Sismeiro triunfou entre as xadrezistas arrecadando o troféu de campeão feminina de no escalão sub12.

Por fim nos sub08 o triunfo de Mark Orlov Silva na competição absoluta e Mariana Igreja entre as xadrezistas presentes, deu à EXP mais um título absoluto e um título feminino, consolidando o estatuto dos clubes de Matosinhos como a grande força deste Campeonatos Nacionais de Jovens 2019, promovidos pela Federação Portuguesa de Xadrez e pelo Município de Portimão.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário