Poupança de carbono dá direito a descontos nos transportes em Matosinhos

A aplicação MATOSINHOS AYR, que começará a funcionar a partir de amanhã, irá permitir que os utilizadores aluguem bicicletas ou trotinetas elétricas, comprem e validem títulos de transportes públicos, paguem parcómetros, carreguem veículos elétricos ou que tenham acesso a informações sobre os horários de autocarros e tempos de espera nas paragens.

Por enquanto, este projeto funcionará como experiência piloto para 50 munícipes de Matosinhos. A partir do próximo ano, quando a utilização da aplicação for generalizada a toda a população, a poupança de carbono resultará em descontos nos transportes públicos, no estacionamento na via pública, no aluguer de bicicletas e trotinetas elétricas, entre outros serviços ou bens municipais. Poderá ter acesso a essas poupanças, através da carteira virtual da aplicação.

Inicialmente irão existir 4 estações piloto de partilha de bicicletas elétricas situadas no jardim Basílio Teles, em frente à Câmara, nas instalações do CEiiA e no ISCAP. Está também em curso, a instalação de estações no Terminal de Cruzeiros, na Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta e no Norteshopping, lembrando que o sistema será alargado depois a todo o município.

A iniciativa insere-se no Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos, um espaço delimitado na cidade para o teste, experimentação e demonstração de soluções tecnológicas de baixo carbono, em contexto real, com vista à descarbonização do município.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário