Portugal vai receber 8.400 doses da vacina da Moderna “ainda esta semana”

Após ter estado reunida, esta manhã, com a comissão responsável pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19 no país, a ministra da Saúde realizou, em conferência de imprensa, um breve ponto de situação sobre as vacinas recebidas e administradas até à data e também uma antevisão do que serão as próximas semanas.

“[A vacina da] Moderna vai fazer a entrega de 8.400 doses ainda esta semana”, anunciou Marta Temido, acrescentando que a data específica ainda irá ser confirmada.

Ainda sobre estas novas vacinas, a governante esclareceu que estas serão “afetadas a profissionais de saúde de privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)” no tratamento de doentes Covid-19.

No dia 18 e 25 de janeiro, informou também a ministra, prevê-se novas entregas de vacinas, designadamente da Pfizer, e, ainda nessa semana, mais doses da Moderna.

“Continuamos a realizar o trabalho de identificação de pessoas que, em função da sua idade e comorbidades irão ser vacinadas ainda nesta primeira fase (…) e também a preparação daquilo que poderão vir a ser centros de vacinação”, acrescentou, reiterando que a primeira fase do plano de vacinação deverá estar concluída em fevereiro.

Quanto às vacinas já recebidas e administradas, Marta Temido recordou que Portugal recebeu 159.900 mil vacinas da Pfizer, entre os dias 26 dezembro e 4 janeiro, e que foram distribuídas 140.400 doses no Continente e 19.500 doses nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Até ao final do dia de sexta-feira ao final do dia, “foram vacinadas 74 mil pessoas”, detalhou.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário