Pingo Doce e Continente vão abrir mais cedo

As restrições à circulação que vão vigorar nos próximos dois fins de semana levaram o Pingo Doce e a Sonae MC, dona do Continente, a alargar o horário de funcionamento, antecipando a abertura para as 6h30, mas nem todos os supermercados vão alinhar nesta medida. O Lidl é um desses exemplos. 

Em resposta ao Notícias ao Minuto, fonte do Lidl adiantou que “este fim-de-semana, todas as suas 259 lojas em Portugal Continental, de Norte a Sul do país, manterão os seus horários habituais”.

Além disso, o grupo acrescenta que os “clientes poderão continuar a contar com o Lidl, realizando as suas compras com tranquilidade, ao longo de toda a tarde de sábado e domingo. Não é por isso necessário ir a correr às lojas da parte da manhã, podendo os clientes utilizar este tempo para tratar de assuntos que só poderão ser tratados até as 13h”, pode ler-se. 

Isto porque as deslocações a mercearias e supermercados são uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus. 

Fonte da Sonae MC adiantou à Lusa que, “tal como aconteceu na 1.ª vaga da pandemia”, está a “analisar a situação e a ajustar os horários das lojas Continente a cada concelho, de forma a maximizar a segurança e o conforto” dos clientes. “Neste momento já antecipámos o horário de abertura de algumas lojas para as 8h00 e estamos também a estender os horários de encerramento”, acrescentou. 

A Auchan está igualmente a analisar uma eventual alteração de horário, conforme disse à Lusa fonte da empresa, na quarta-feira. O Notícias ao Minuto questionou fonte da Auchan para perceber se foi entretanto tomada uma decisão sobre o assunto, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Direitos de trabalhadores de supermercados “não estão suspensos”

A iniciativa do Pingo Doce surge “dadas as limitações à circulação” nos próximos fins de semana e “tendo em conta também a possibilidade de haver restrições adicionais à circulação entre concelhos”, disse fonte oficial da Jerónimo Martins, numa resposta enviada ao Notícias ao Minuto. 

Deste modo, a “maioria” dos supermercados da marca Pingo Doce vão abrir às 6h30 e encerrar às 22h00, uma medida que a empresa vê “contribuir para evitar a concentração de pessoas nas lojas no período da manhã”, segundo a mesma fonte. 

Na quarta-feira, saliente-se, o sindicato dos trabalhadores de supermercados confirmou à Lusa ter recebido queixas sobre abertura antecipada para as 6h30 no fim de semana e diz que “com ou sem Estado de Emergência, os direitos dos trabalhadores não estão suspensos”.

O sindicato afeto à CGTP adiantou estar ainda a tentar saber mais pormenores sobre a decisão, nomeadamente se serão feitas horas extra e, nesse caso, como serão compensados os trabalhadores.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) disse, também, estar a “receber denúncias dos trabalhadores do setor retalhista, onde estão a querer alterar dias de descanso e alterar horários”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário