OMS: “Há esperança que até ao final do ano possamos ter uma vacina”

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas (OMS) deu indicação, esta terça-feira, de que “há esperança” no surgimento de uma vacina contra a Covid-19 até ao final deste ano”, ainda que não tenha prestado mais esclarecimentos. 

“Vamos precisar de vacina e há esperança que, até ao final deste ano, possamos ter uma vacina”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, no final de uma reunião com a administração da organização de Saúde das Nações Unidas.

Sublinhe-se que existem nove vacinas em fase experimental no projeto COVAX, patrocinado pela OMS, que pretende distribuir 2 mil milhões de doses até ao final de 2021. A farmacêutica AstraZeneca e o consórcio Pfizer BioNTech já anunciaram grandes progressos.

A OMS pediu também hoje aos governos europeus que combatam o cansaço crescente das pessoas diante da pandemia do novo coronavírus e das medidas de restrição impostas, que nalguns casos atinge 60% da população.

“Com base nos dados agregados na pesquisa dos países desta região, podemos notar, sem surpresa, que o cansaço dos entrevistados está a aumentar (…), estima-se agora que tenha atingido mais de 60% nalguns casos”, disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, numa nota em que sublinha que as populações fizeram “imensos sacrifícios” durante oito meses e desde que foram detetados os primeiros casos de Covid-19. 

Fonte: Portal D’Notícias

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário