MAR Shopping promove consumo consciente com pontos de reparação de roupa e gadgets

Num ano tão atípico, os centros comerciais MAR Shopping querem encorajar os clientes a refletir sobre o valor a longo prazo dos produtos que compram na Black Friday e a comprar apenas aquilo de que realmente precisam, preservando o que compram e prolongando a sua vida.

Assim, lançaram a campanha Love Your Stuff Longer (ou “ame as suas coisas por mais tempo”, em tradução livre), com duas iniciativas a decorrer entre 23 de novembro e 6 de dezembro. Em Matosinhos e no Algarve, haverá Repair Cafés com o objetivo de reduzir o impacto da tecnologia descartada todos os anos na União Europeia. Pode levar até lá os seus equipamentos com potencial de reparação, que serão depois oferecidos a instituições e famílias carenciadas das comunidades locais.

Para participar, os clientes só precisam de levar os seus pequenos eletrodomésticos que têm em casa e já não funcionam (ou simplesmente não têm uso) aos balcões de informação dos dois centros.

No MAR Shopping Matosinhos vai ainda decorrer a iniciativa Fashion Upcycle, que visa promover a reutilização de roupa e a respetiva doação a instituições de solidariedade social de Matosinhos. Durante a campanha, os visitantes poderão doar as suas peças de vestuário no balcão de informações do centro comercial. Algumas serão transformadas ou personalizadas pelas mãos das costureiras e posteriormente expostas no centro comercial.

Terminado esse período, as peças de vestuário recuperadas serão também doadas a famílias necessitadas. Na página de Facebook do shopping, serão também anunciados workshops de upcycling de vestuário para aprender a dar uma nova vida às suas peças de roupa.

Tanto em Matosinhos como no Algarve, mais de 60 lojas já aderiram à campanha. Durante o período da mesma, terão assinalados produtos que, por terem um ciclo de vida mais longo, consumirem menos energia, terem sido produzidos mediante métodos sustentáveis ou com matérias-primas recicladas (entre outros fatores), constituem escolhas de consumo inteligentes para a carteira e para o planeta.

Fonte: NIT

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário