Incrível mosaico de 2.200 anos é encontrado na Grécia Antiga

Na ancestral cidade grega Zeugma, atualmente localizada na Turquia, um incrível mosaico foi descoberto e a sua origem foi estimada como sendo do século II antes a.C.
O que espanta, neste caso, é o facto de que ele está impressionantemente bem preservado e também parecer tão belo e estonteante como se tivesse sido feito nos nossos tempos.

O sítio arqueológico chamou a atenção da comunidade internacional dos arqueólogos quando sofreu uma ameaça de inundações, devido à construção de uma barragem nas proximidades no sul da Turquia , em 2000. Quando o professor Kutalmış Görkay, da Universidade de Ankara e a sua equipa de arqueólogos começaram a escavar, acharam este supreendente mosaico repleto de cores.

“Ainda existem áreas não escavadas. Existe uma série de casas de pedra por aqui. Nós analisamos apenas uma dessas casas e ela contém seis cômodos Nós já achamos três novos mosaicos apenas neste ano de escavação”, afirmou o professor.

As pessoas, na Grécia Antiga, usavam mosaicos com personagens da mitologia grega para decorar suas casas. Görkay  destaca que agora o projeto vai chegar em um novo estágio, o de conservação.

“A partir de agora, nós vamos trabalhar na restauração e conservação. Nós planejamos colocar um teto temporário para proteção a longo prazo. Nós estimamos que a cidade antiga tenha de duas a três mil casas. Vinte cinco delas continua embaixo d’água. As escavações vão chegar até a Casa Muzalar no ano que vem”, disse ele.

Notícia: Cassandra Pinto

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário