Festa do Mártir São Sebastião

As festas dos pescadores de Matosinhos – de 19 a 21 de Julho na Lota do Pescado

Sexta-Feira, 19 de julho

21h30 – Inauguração das ornamentações elétricas pelo ornamentador Augusto Barreira, de Guimarães.
22h00 – Na Lota do Pescado, grande noite de baile com a atuação do Agrupamento Musical ‘Iniciadores’, até cerca da 01h00.

Sábado, 20 de julho

14h00 – Concentração dos grupos folclóricos e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça junto à Casa-Museu, no Largo da Escola, que seguirão em desfile até à capela do santo padroeiro, na Casa dos Pescadores, onde farão uma pequena concentração e de seguida continuarão em desfile até à Lota do Pescado onde decorrerá um Festival Folclórico, no qual atuarão os seguintes grupos: Rancho Folclórico ‘Os Vareirinhos de Matosinhos’, de Matosinhos; Rancho Típico de Esposade, de Matosinhos; Rancho Folclorico ‘S. Salvador de Monte Córdoba’, de Santo Tirso; Rancho Regional de Guifões, de Matosinhos; Rancho Folclórico ‘Os Pescadores de Matosinhos’, de Matosinhos.
22h00 – Sensacional espetáculo com o Agrupamento Musical ‘Expresso-86’, até cerca da 01h00.

Domingo, 21 de julho

10h30 – Na Igreja Matriz, Missa Solene, a grande instrumental, acompanhada pelo Coro Paroquial de Matosinhos, e sermão pelo Rev. Padre Manuel Mendes, Abade de Matosinhos.
15h30 – Sairá da Igreja Matriz uma Majestosa Procissão, com inúmeros anjinhos e andores, que percorrerá as princiais ruas e avenidas da cidade; na Lota do Pescado, será dada a Bênção ao Mar. Tomarão parte na Procissão as Excelentíssimas Autoridades, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça e a Banda de Musica de ‘S.Vicente de Alfena’.
22h00 – Sensacional espetáculo com o Grupo Musical ‘Fusiforme’, até cerca da 01h00.
00h00 – Será queimado Fogo-de-Artifício.

Itinerário da Procissão
Igreja Matriz, Avenida D.Afonso Henriques, Avenida da República, Avenida Serpa Pinto, Rua 1º de Dezembro, Rua Heróis de França, Lota do Pescado, Rua Conde S.Salvador, Rua Álvaro Castelões, Rua do Godinho, Avenida D.Afonso Henriques, Igreja Matriz.

– Ornamentação e Iluminação a cargo do ornamentador Augusto Barreira Lda., de Guimarães.
– Fogo-de-Artifício, morteiros e fogo da Bênção ao Mar a cargo de Douro Pirotécnica, de José Carlos Macedo, de Figueiró, Lixa.
– Serviço de sonorização geral a cargo de Produções Só-Arte.
– Colaboração na organização da procissão e na vestimenta dos anjinhos a cargo da Casa Confiança.

Notícia: Jorge Côrte-Real

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário