CP vai comprar 129 comboios

O Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) vai financiar a compra de 129 novos comboios para a CP: 62 suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso, disse hoje ao “Público”. O valor total da empreitada deverá ascender aos mil milhões de euros.

A intenção do Governo é que as 12 composições de longo curso que vão reforçar a frota dos pendulares da CP possam circular a 250 km/hora ou mais, partindo do princípio que o Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030) será cumprido: ou seja, que seja construída de forma progressiva uma linha de velocidade alta entre Lisboa e Porto. Isso significaria que os 12 futuros comboios poderiam aproveitar a sua velocidade máxima. Atualmente, a CP só tem nove veículos pendulares na frota.

Quanto aos comboios suburbanos, a ideia é substituir as 31 unidades da linha de Cascais, sobrando ainda 32 composições para as restantes linhas suburbanas de Lisboa e do Porto. Já os 55 regionais deverão ser todos elétricos, dado que as Infraestruturas de Portugal têm de concluir a electrificação da rede ferroviária nacional.

O caderno de encargos está a ser concluído. O concurso público pretende associar várias empresas nacionais ao Centro Tecnológico Ferroviário e às oficinas de Guifões, em Matosinhos. Se for lançado em 2021, os comboios poderão só ser entregues passado entre cinco a oito anos.

Fonte: Expresso

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário