Centro de rastreio de Matosinhos tem capacidade para 100 testes diários

O centro de rastreio à covid-19 de Matosinhos, no distrito do Porto, entra hoje em funcionamento e tem capacidade para a realização de 100 testes por dia, anunciou hoje a câmara local.

sta unidade, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), está instalado no parque de Manhufe e funciona em “modelo Drive-In”, tornando assim “mais ágil, confortável e segura a realização da colheita do teste”, sublinhou a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, em comunicado.

Nos dias úteis, o centro funciona das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 e, ao fim de semana e feriados, das 14:00 às 18:00, referiu.

Na nota, a câmara avançou que os utentes avaliados nas áreas de atendimento covid-19 do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Matosinhos podem fazer, de forma gratuita, o teste no centro de rastreio, desde agendamento prévio assegurado pelo próprio ACES.

“O Hospital Pedro Hispano, integrado na ULSM [Unidade Local de Saúde de Matosinhos], está também credenciado como centro de testes covid-19 para resposta ao internamento e urgência, assegurando igualmente resposta aos utentes do concelho que não se possam deslocar de carro”, vincou.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Fontes: noticiasaominuto

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário